Nos organismos eucariotas e sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, que forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe, e a meiose, que, na formação dos gametas, reduz esse número à metade.
A mitose é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes. É também o processo pelo qual os seres pluricelulares são formados, seja a partir de um pedaço de corpo (reprodução assexuada), seja a partir de uma célula-ovo ou zigoto (reprodução sexuada). Além de contribuir para a formação do corpo do indivíduo, a mitose é essencial para o crescimento desse indivíduo, para a renovação de suas células e para a regeneração de partes do seu organismo.
A célula-ovo surge por meio da fecundação, ou seja, da união dos gametas (espermatozóide e óvulo), o que permite que os cromossomos do pai e os da mãe se juntem na célula-ovo e componham o patrimônio genético do filho. Nos animais, os gametas surgem por meiose; portanto são células haploides. Nos vegetais, a meiose produz esporos, que também são células haploides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário