Célula Procariota
A célula de uma bactéria é uma célula procariota ou procariótica (proto = primitivo; cario = núcleo; ontos = ser): o material genético (DNA) não está envolvido por membrana, não há um núcleo individualizado e separado do citoplasma; o DNA está mergulhado em uma espécie de gelatina, formada por água e várias substâncias dissolvidas. No citoplasma encontramos também os ribossomos, organelas responsáveis pela síntese de proteínas.
Todo esse conjunto é envolvido por uma membrana plasmática, formada por lipídios e proteínas. Envolvendo essa membrana, existe ainda um reforço externo, a parede celular composta de glicídios e aminoácidos.
Os seres vivos com células procarióticas são chamados procariontes. São exemplos desses seres as bactérias e as cianobactérias.
Célula Eucariota
A célula eucariota ou eucariótica (eu = verdadeiro; cario = núcleo; ontos = ser) é bem maior e mais complexa que a célula procariótica. Sue material genético é constituído por DNA associado a proteínas – formando os cromossomos – e está envolvido por uma membrana chamada carioteca. Forma-se, assim, um núcleo individualizado.
No citoplasma dos eucariontes existe, além dos ribossomos, uma série de organelas, envolvidas por uma membrana, que estão ausentes os procariontes: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo golgiense, cloroplastos, lisossomos, etc.
Na célula eucariótica, os cromossomos localizam-se no núcleo da célula. Neste aparecem também os nucléolos.
Na célula eucariótica cada estrutura desempenha uma função definida. Essa divisão de trabalho entre as estruturas celulares permite que cada função seja realizada com eficiência, propiciando o aparecimento de células maiores e também de seres vivos maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário