segunda-feira, 26 de março de 2012

Divisão Celular - Mitose e Meiose

           A divisão celular é o processo pelo qual a célula se divide e origina novas células, passando a informação genética contida em seu DNA para as células-filhas. Esse processo é a base da reprodução dos organismos. 
     Nos organismos eucariotas e sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, que forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe, e a meiose, que, na formação dos gametas, reduz esse número à metade. 
    A mitose é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes. É também o processo pelo qual os seres pluricelulares são formados, seja a partir de um pedaço de corpo (reprodução assexuada), seja a partir de uma célula-ovo ou zigoto (reprodução sexuada). Além de contribuir para a formação do corpo do indivíduo, a mitose é essencial para o crescimento desse indivíduo, para a renovação de suas células e para a regeneração de partes do seu organismo. 
     A célula-ovo surge por meio da fecundação, ou seja, da união dos gametas (espermatozóide e óvulo), o que permite que os cromossomos do pai e os da mãe se juntem na célula-ovo e componham o patrimônio genético do filho. Nos animais, os gametas surgem por meiose; portanto são células haploides. Nos vegetais, a meiose produz esporos, que também são células haploides.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Célula eucariótica e Célula procariótica

Célula Procariota
      A célula de uma bactéria é uma célula procariota ou procariótica (proto = primitivo; cario = núcleo; ontos = ser): o material genético (DNA) não está envolvido por membrana, não há um núcleo individualizado e separado do citoplasma; o DNA está mergulhado em uma espécie de gelatina, formada por água e várias substâncias dissolvidas. No citoplasma encontramos também os ribossomos, organelas responsáveis pela síntese de proteínas.
     Todo esse conjunto é envolvido por uma membrana plasmática, formada por lipídios e proteínas. Envolvendo essa membrana, existe ainda um reforço externo, a parede celular composta de glicídios e aminoácidos.
    Os seres vivos com células procarióticas são chamados procariontes. São exemplos desses seres as bactérias e as cianobactérias.

Célula Eucariota
     A célula eucariota ou eucariótica (eu = verdadeiro; cario = núcleo; ontos = ser) é bem maior e mais complexa que a célula procariótica. Sue material genético é constituído por DNA associado a proteínas – formando os cromossomos – e está envolvido por uma membrana chamada carioteca. Forma-se, assim, um núcleo individualizado.
   No citoplasma dos eucariontes existe, além dos ribossomos, uma série de organelas, envolvidas por uma membrana, que estão ausentes os procariontes: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo golgiense, cloroplastos, lisossomos, etc.
    Na célula eucariótica, os cromossomos localizam-se no núcleo da célula. Neste aparecem também os nucléolos.
    Na célula eucariótica cada estrutura desempenha uma função definida. Essa divisão de trabalho entre as estruturas celulares permite que cada função seja realizada com eficiência, propiciando o aparecimento de células maiores e também de seres vivos maiores.
   Os organismos uni ou pluricelulares formados por células eucarióticas são chamados eucariontes. Todos os seres vivos, exceto o reino Monera (bactérias e cianobactérias) são eucariontes.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Célula - sua organização


   A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da vida no organismo.

   Quase todas as células possuem características comuns em relação a sua forma, tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Estas características estão presentes tanto na célula animal quanto na vegetal.
    A membrana plasmática é o envoltório da célula, é através dela que a célula ganha sua forma e seleciona as substâncias que entrarão ou sairão de seu interior.

    O citoplasma é composto por uma parte fluida, ele engloba tudo o que há na célula desde a membrana plasmática até o núcleo, incluindo as organelas (órgãos das células). 
    As organelas presentes no citoplasma de uma célula animal são:
  • Lisossomos: atuam na digestão de substâncias orgânicas.
  • Retículo endoplasmático agranuloso: tem as funções de fazer a síntese de lipídios, além de transportar e armazenar substâncias.
  • Retículo endoplasmático granuloso: faz a síntese de proteínas.
  • Centríolos: atuam no processe de divisão celular além de originar flagelos e cílios.
  • Complexo de golgiense: executa a secreção celular, além de formar o acrossoma e o lisossomo.
  • Ribossomos: fazem a síntese de proteínas.
  • Mitocôndrias: realizam a respiração celular.
     O núcleo controla as funções das células, ele possui envoltório duplo e poros nucleares que fazem o controle do que se dirige de dentro dele ao citoplasma ou vice-versa.


sábado, 3 de março de 2012

 "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa
daqueles que fazem o mal, mas sim, por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
Albert Einstein