domingo, 17 de março de 2013

2º ANO

segunda-feira, 11 de março de 2013

Como são as células? - 1º ANO

       Vamos conhecer as células...
 
   ... há muito a ser descoberto ainda sobre as células.
      Vamos conhecer esse mundo novo...

domingo, 10 de março de 2013

Biologia Celular - 1º ANO

     A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia, é a área da Biologia relacionada ao estudo das células, tanto eucariontes quanto procariontes; tanto de organismos unicelulares quanto de multicelulares.
     A partir desta definição, podemos perceber que esta ciência se atém às características gerais, evolução, componentes químicos, especializações, estruturas, permeabilidade, regulação, diferenciação, interação, divisões, ciclo vital, funções, diferença entre tipos celulares, dentre outros aspectos relacionados às células ou ao estudo destas, como a microscopia e técnicas de preparo de material biológico. 
     Considerando que as células são fatores que diferenciam o que é vida do que não possui vida - sendo a unidade estrutural e funcional básica de qualquer ser vivo.
     O início da vida em nosso planeta foi marcado pelo surgimento da primeira célula. Estas unidades, formadas por substâncias orgânicas e inorgânicas, são as menores unidades do que classificamos como seres vivos. O tamanho das células varia, mas a maioria possui valores entre 0,01 mm e 0,1mm. Quanto à forma, esta geralmente está relacionada à sua função: duas características que são controladas pelos genes.

     A descoberta da célula
     O primeiro microscópio foi desenvolvido por Anton van Leeuwenhoek. Era considerado um microscópio simples, pois era composto apenas por uma lente. A partir da invenção de Leeuwenhoek, o cientista inglês Robert Hooke conseguiu observar pedaços de cortiça em um microscópio chamado de microscópio composto, por ter duas lentes em sua estrutura.
      Ao observar a cortiça, Hooke viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”, palavra que, em latim, significa cella = " lugar fechado, pequeno cômodo ". O que de fato Hooke viu era apenas o envoltório da célula, pois a cortiça é um tecido de células mortas que serve para proteger o caule das árvores.
      Em 1838, o botânico alemão Matthias Schleiden chegou à conclusão de que a célula era a unidade viva que compunha todas as plantas. Em 1839, o zoólogo alemão Theodor Schwann concluiu que todos os seres vivos, tanto plantas quanto animais, eram formados por células. Anos mais tarde essa hipótese ficou conhecida como teoria celular.
      Baseando-se em todas essas descobertas, a teoria celular ganhou força e começou a se apoiar em três princípios fundamentais:

  •  Todo e qualquer ser vivo é formado por células, pois elas são a unidade morfológica dos seres vivos;
  •  As células são as unidades funcionais dos seres vivos; dessa forma, todo o metabolismo dos seres vivos depende das propriedades de suas células;
  •  As células sempre se originam de uma célula preexistente através da divisão celular.